Um dos aspectos pertinentes a segurança do paciente é o controle de medicamentos. No conceito preconizado pela Organização Mundial de Saúde, a meta 3 fala sobre melhorar a atenção ao administrar medicamentos para evitar erros.
O paciente e seus familiares podem contribuir com a sua recuperação ao auxiliar as equipes de saúde no controle dos seus medicamentos. Para isso, é importante saber os 5 “certos” da medicação:
- Medicamento certo;
- Dose certa;
- Via certa;
- Horário certo;
- Paciente certo.
Então, quando estiver internado ou fazendo exames e tratamentos, é importante checar se o medicamento é o seu, se a dose é a que costuma tomar, se o horário está sendo cumprido e se a administração do medicamento é pela via certa (oral ou intravenoso, por exemplo). Qualquer sinal diferente, pergunte para a equipe de saúde e não tome nenhum medicamento se o seu médico não tiver prescrito, ok?
Mas o controle de medicamentos não é importante só quando estamos recebendo cuidado nas instituições de saúde. A atenção deve ser reforçada quando o paciente recebe alta e precisa dar continuidade ao tratamento em casa ou quando é um paciente que utiliza medicamentos de uso contínuo, para pressão ou diabetes, por exemplo.
Algumas dicas importantes:
- Confira a validade dos medicamentos;
- Confira a dosagem dos medicamentos: está de acordo com a prescrição médica?;
- Crie alertas para lembrar de tomar os remédios na hora certa;
- Você pode pintar as caixinhas para saber qual remédio é o certo em cada hora do dia;
- Fique atento a quantidade de remédios em casa e a necessidade de comprar para dar continuidade ao tratamento, conforme a prescrição médica;
- Converse com seu médico se sentir qualquer diferença ou sintomas;
- Não interrompa o tratamento sem conversar com seu médico.
A administração correta dos medicamentos é um desafio no cuidado da saúde, especialmente quando o paciente está em casa. Planeje seu dia para melhorar a sua saúde!
SAFETY4ME e GBOEX juntos pelo seu cuidado!