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GBOEX integra grupo de debate de apresentação de pesquisa Fenaprevi / DataFolha em Porto Alegre

Fenaprevi

Na última terça-feira (12), a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) apresentou ao mercado da região do Sul os resultados da pesquisa “Percepções dos brasileiros sobre a necessidade de proteção e planejamento — O papel dos seguros e da previdência”, realizada pelo Instituto DataFolha. O diretor-presidente da diretoria executiva do GBOEX e diretor estatutário da Fenaprevi, Ilton Roberto Brum de Oliveira, integrou o grupo de debatedores da ação, a qual aconteceu no Hotel Hilton, em Porto Alegre.

O estudo identificou os principais pontos de atenção da população sobre temas como aposentadoria, impactos da pandemia, seguros e previdência privada. O gerente de pesquisa de mercado do DataFolha, Paulo Alves, disponibilizou vários dados da região e particularidades. Foram mais de 2.000 entrevistas, cerca de 300 delas nos estados do Sul, para definir o cenário.

“Entre os entrevistados que têm metas de planejamento financeiro (77% no Brasil e 69% no Sul), as ações mais recorrentes para atingir seus objetivos são poupar ou guardar dinheiro, sem especificar de que forma (31%), trabalhar mais (27%) e fazer investimentos (21%), sendo que a poupança é a principal”, explicou Alves. Segundo ele, 46% (Brasil) e 48% (Sul) possuem algum seguro ou previdência privada. Plano, seguro de saúde e seguro funeral são os produtos com maior penetração (26% cada). No país, 57% têm a intenção de adquirir algum seguro no próximo ano, enquanto no Sul o percentual é de 46%. O maior interesse é de contratar plano ou seguro de saúde.

Conforme o levantamento, a principal motivação dos entrevistados ao contratar um plano de previdência é garantir uma reserva para o futuro (51%), mas 9% dos que contrataram não tem nenhum motivo específico. O vice-presidente da Fenaprevi, Francisco Alves, falou sobre a importância do mapeamento dos hábitos. “Os gaúchos estão muito bem colocados em matéria de previdência. Isso significa consciência em relação aos seguros, mas a nossa forma de comunicar sobre o produto está distante do que o público almeja”, destacou.

Os dados foram comentados por executivos do setor e representantes de entidades em duas rodadas de debates. No segundo bloco, o diretor-presidente da diretoria executiva do GBOEX, Ilton Oliveira, ressaltou o trabalho que ainda precisa ser feito para ampliar a conscientização da população de que um plano de previdência e seus benefícios “é uma solução que deve ser aplicada desde que a criança começa a se desenvolver. É o planejamento financeiro e securitário sendo cultivado desde cedo”.

De acordo com o executivo, a entidade busca, cada vez mais, investir no trabalho dos corretores de seguros para que tenham condições de elucidar sobre os produtos para os clientes. “Precisamos esclarecer como é importante o planejamento no presente para o bem-estar das famílias no futuro. A pesquisa nos mostra que temos um grande potencial. Sabemos que ainda existe um grande caminho a ser trilhado nesse aprendizado, mas capacitar os profissionais corretores, bem como investir em comunicação com campanhas de conscientização, são formas eficazes para que as pessoas tenham consciência da importância da previdência e do seguro de pessoas”, comentou.

Profissionais do segmento, corretores, jornalistas e representantes de entidades setoriais estiveram entre os participantes do evento.

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